segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Um pouco da história dos Mutantes


Os Mutantes é uma banda brasileira de rock psicodélico formada nos anos 1960, em São Paulo, por Arnaldo Baptista (baixo, teclado, vocais), Rita Lee (vocais) e Sérgio Dias (guitarra, baixo, vocais). Também se juntaram ao grupo Liminha (baixista) e Dinho Leme (bateria).

A banda é considerada um dos principais grupos musicais do rock brasileiro. Além do inovador uso de feedback, distorção e truques de estúdio de todos os tipos, os Mutantes foram os primeiros na mescla do rock and roll com elementos musicais e temáticos brasileiros. Outra característica do grupo era a irreverência.

Antes dos Mutantes, esse gênero musical no Brasil era basicamente copiado, a partir do pioneirismo de Arnaldo, Sérgio e Rita, abriu-se o caminho do hibridismo. Os Mutantes iniciou suas atividades em 1966, como um trio, quando tocaram em um programa da TV Record, até terminar em 1978 com apenas Sérgio Dias como integrante original.

Ao longo dos anos, foram gravados nove álbuns, apenas dois deles, O A e o Z e Tecnicolor, foram lançados na década de 1990. Foi durante essa década que a importância dos Mutantes foi reconhecida no cenário do rock nacional e internacional, como um dos grupos mais criativos, dinâmicos, radicais e talentosos da era psicodélica e da história da música brasileira e mundial.

8 comentários:

  1. Muito interesante, não conhecia muito sobre eles e nunca me interecer em saber, mas gosto das musicas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. Vamos conversar sobre as músicas?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. adoooooorei! sou super fa dos mutantes! eu adoro rock e ainda ter um rock brasileiro, fica melhor ainda!continuem postando gente!

    ResponderExcluir
  4. QUE SHOOOOW!! *-*
    sempre fui fãã dos mutantes, adorei as informações...
    ta muito show seu blog gente... mtu bom mesmo :)

    ResponderExcluir
  5. claro que é bom, tudo com rita lee é bom :D
    eles foram muito famosos, e a gente nao sabe. fizeram sucesso ate no exterior.

    ResponderExcluir
  6. eles fizeram tanta coisa pela musica brasileira... e agente nem sonha... temos que aprender mais sobre nossa cultura e acho que esse blog é um trabalho muito importante para todos nós.

    -Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante a historia deles!
    Parabens pelo post Juliana
    - Gabriela de Souza Kühl

    ResponderExcluir
  8. Maria Carolina França13/10/2009, 16:28

    Sempre adorei a mistura de Rock Nacional, psicodélico é crítico dos Mutantes. História muito interessante. Vamos saber um pouco da músicas!

    ResponderExcluir